Em Destaque

Plano de ação de quatro anos para a cooperação ibero-americana (PACCI)

Objetivos estratégicos da cooperação ibero-americana e plano de ação para alcançá-los entre 2023 e 2026.

O plano tem como objetivo continuar a contribuir através da cooperação para o fortalecimento da Comunidade Ibero-Americana e para o desenvolvimento sustentável da região no contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Em 2026, a Cooperação Ibero-Americana estará consolidada como um mecanismo regional de articulação intergovernamental de referência, multiagente e multinível, que potenciará o papel da Comunidade Ibero-Americana para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Programas, Iniciativas e Projetos Adstritos (PIPA)

O documento mais importante e de referência para os PIPA é o Manual Operacional, um documento elaborado pelos 22 países ibero-americanos, aprovado em 2016 na XXV Cúpula Ibero-Americana de Cartagena, que busca impulsionar a qualidade, eficácia, eficiência e coerência dos Programas, Iniciativas e Projetos Adstritos da Cooperação Ibero-Americana. Para isso, clarificaram-se os critérios técnicos e operacionais destes, ofereceram-se ferramentas de apoio aos países para a sua formulação, e estabeleceram-se mecanismos de coordenação entre todos os agentes da Cooperação Ibero-Americana.

Esta versão inclui novos anexos e melhoras realizadas em 2021.

banner home

"Uma cooperação horizontalmente construída entre todos os países da região"

Nossas Notícias

Argentina, São Tomé e Portugal dão início a um projeto de Cooperação Triangular para a transformação digital da ilha africana. A iniciativa é possível graças a um fundo impulsionado por Portugal e gerido pela SEGIB.

O curso, financiado pela AECID e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e certificado pela ONU Mulheres, atualiza os conteúdos da primeira edição (na qual se inscreveram 18.000 pessoas) e é apresentado em formato de autoaprendizagem, gratuito,

Na sexta-feira, 27 de junho, foi realizado em Madri o Primeiro Conselho Intergovernamental do Programa Ibero-Americano para o Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul (PIFCSS) de 2025, no qual foi aprovada a designação do Uruguai, entre os seus 21 países membro